quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A procura da gordura perfeita

O que é mais comum de encontrarmos, principalmente no Brasil, são mulheres esbeltas que sempre acham um defeito no seu corpo escultural. A mulher brasileira só perde para a japonesa em descontentamento com seu corpo. Com a chegada do verão essa estatística aumenta ainda mais, meninas moças e mulheres se entopem de exercícios e dietas para se encaixarem nos padrões de beleza. Mas, o que vamos retratar nessa reportagem é o contrário. A busca pelo corpo perfeito é a mesma, enquanto alguns se matam para perder, outros lutam para ganhar uns quilinhos a mais. Estamos falando de mulheres, ou melhor, de pessoas que se acham magras e procuram métodos para engordar. Isso mesmo! Pessoas que sofrem em frente ao espelho, sem saber o que fazer com tantos ossos a mostra. Ao contrário do que parece, engordar é uma tarefa difícil, pois até para pesar na balança é necessário equilíbrio na dieta, exercícios físicos e bastante força de vontade.
O fato de ser magro pode ser causado por vários fatores, desde a herança genética até uma disfunção orgânica, ou ainda uma influência pelos padrões de beleza. Por tanto, antes de iniciar o tratamento é necessário saber a razão do problema, se é que ele existe. Doenças como diabetes e hipertireoidismo dificultam a absorção de nutrientes pelo organismo. Estes em especial devem ser acompanhados por médicos especialistas. Mas há também pessoas que não engordam por terem o metabolismo muito acelerado, ou seja, digerem os alimentos a ponto de não captarem substâncias necessárias para engordar ou aumentar sua massa.
O objetivo de uma dieta deste tipo é engordar de maneira uniforme e não ganhar barriga. Os princípios do regime de “engorda” devem ser os mesmos da dieta de emagrecimento: distribuição, variedade, qualidade, quantidade, e freqüência. Como não poderia deixar de ser, o segredo para o sucesso da dieta de engorda é comer durante todo o dia. Café da manhã, lanche, almoço, outro lanche, jantar e ceia. O cardápio deve ser balanceado e bem rico e variado em nutrientes, mas, mais importante do que vem no prato é a reorganização dos hábitos, como ver TV ou ler à medida que come. Esses costumes provocam ansiedade, estresse e desregulam o apetite. É preciso concentração para se ingerir o alimento. Outro fator importante é evitar líquido ao se alimentar. Ele ocupa o espaço da comida no estômago.
Exercícios físicos também são necessários para tornar o processo mais saudável e fazer uma boa distribuição do ganho de massa. O correto é queimar as gorduras na mesma proporção em que se trabalham os músculos. É muito importante converter as calorias em massa muscular.
Mais do que abrir a boca e trabalhar os músculos é necessário uma preocupação especial com a auto-estima. Se vestir bem, namorar e estar bem consigo mesmo, são dicas fundamentais para se sentir prazer. E não se preocupe com o amor próprio, este devemos engordar bastante.

Nenhum comentário: